Plano de Atividades da APEE inserido no
Plano de Atividades da escola
No âmbito da 4ª Meta - Interligar os princípios e
valores entre a escola e a comunidade.
Objetivos
|
Atividades
|
Calendário
|
Recursos Humanos
|
Recursos
|
Monitorização
|
|
Dinamizadores
|
Intervenientes
|
|||||
· Prestar informação especializada sobre
Bullying;
· Referenciar possíveis situações de Bullying;
· Fornecer estratégias de prevenção e/ou resolução
de situações de Bullying.
|
Sessão de esclarecimento sobre Bullying.
|
De 10 a 14 de Outubro
3º Feira para 1º ciclo e 5ºano e 5º feira para
6º ano, 3º ciclo, pais e EE.
|
Dr. Luís Fernandes, Psicólogo da Ass. Sementes
de Vida; Dr.ª Solange Domingues, Psicóloga e representante da APEE
Parceria com o Programa de Responsabilidade
Integrada (CMV)
|
1º, 2º, 3º ciclo, Pais e Encarregados de
Educação.
|
Auditório; portátil com Data Show e tela
|
Durante a sessão
|
· Apresentar o novo acordo ortográfico;
· Capacitar os pais e EE na participação do
sucesso escolar dos seus educandos.
|
Sessão de esclarecimento sobre o Novo Acordo
Ortográfico.
|
Novembro
(a definir datas com os dinamizadores)
|
Prof. Sebastião Oliveira e Prof.ª Ana Paula
Cardoso
|
Pais e Encarregados de Educação
|
Auditório e recursos requisitados pelos
dinamizadores a definir
|
Durante
a sessão
|
· Valorizar o espírito de partilha e
solidariedade;
· Sensibilizar para a redução de consumo e
reutilização de brinquedos;
· Consciencializar para a redução de produção de
resíduos durante o Natal.
|
Eco-Natal
Troca de prendas usadas.
|
Dezembro – última semana de aulas do 1º Período
|
APEE e todos os professores do Agrupamento
|
Comunidade escolar
|
Panfletos
|
Durante a atividade
|
· Consciencializar os perigos das redes sociais
na internet;
· Sensibilizar para a moderação e monitorização
do uso de redes sociais;
· Capacitar com ferramentas e estratégias para a
monitorização do uso das redes sociais.
|
Os perigos das redes Sociais na internet.
|
2º Período
|
A definir mas em parceria com os
Professores de informática
Sugestões: Ricardo Valadas ou Tito Morais
|
Alunos do 2º e 3º ciclo, Pais e Encarregados de
Educação.
|
Auditório;
A definir pelos dinamizadores
|
Durante a atividade
|
· Promover o convívio entre alunos dos pólos e da
escola sede;
· Sensibilizar para o respeito da diferença
valorizando os diferentes modos de vida dentro do concelho;
· Valorizar o património cultural, desportivo e ambiental
do concelho;
· Incentivar a solidariedade, cooperação e entre
ajuda nos alunos;
· Preparar para a mudança de escola e suavizar a
integração dos alunos dos pólos na escola sede, assim como melhorar a
recetividade dos alunos da escola sede.
|
Actividades entre as diferentes turmas do 4º
ano da escola sede e dos pólos.
|
3º Período, depois das provas aferidas em Maio
|
APEE; Professores de Educação Física; Ciências
da Natureza e História.
Parecerias com a Câmara e Juntas de Freguesia
|
Alunos de 4º ano de todo o agrupamento
|
A definir
|
A definir
|
· Cooperar com a escola para tentar resolver
algumas dificuldades no funcionamento da escola durante a hora de almoço
devido à falta de pessoal não docente. Locais: Recinto da escola, refeitório
e Biblioteca Escolar.
|
Programa de Voluntariado
|
Durante o ano lectivo
|
APEE
|
Alunos que usufruem do refeitório e permaneçam
na escola durante a hora de almoço.
|
A definir
|
A definir pela escola
|
· Promover o sucesso escolar através de um
concurso para a melhor turma do 3º ciclo;
· Estimular a cooperação dentro das turmas ao incentivar
os melhores alunos a auxiliar os mais fracos;
· Motivar os alunos do 3º ciclo a criarem
oportunidades para todos os alunos de cada turma ao melhorarem o seu
desempenho enquanto equipa;
· Promover competitividade saudável e produtiva
entre turmas;
· Premiar a melhor turma, consoante os critérios
de avaliação utilizados pelos DT, no final do ano lectivo
|
“A turma mais unida” – com melhor sucesso
escolar
|
Durante o ano lectivo
|
APEE em parceria com os DT
|
Todas as turmas de alunos do 3º ciclo
|
A definir
|
Trimestral
|
Sem comentários:
Enviar um comentário