terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sugestões de visitas e passeios










 

_____________________________________________________________________



_________________________________________________________
 ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS 
                                              
       na Quinta da Regaleira. De 25 de Abril a 30 de Setembro de 2012


Depois do sucesso de O Principezinho na Quinta da Regaleira, no verão de 2011 - 17.000 pessoas viram - a bYfurcação e a Fundação Cultursintra apresentam agora «ALICE, no país das maravilhas».
De 25 de Abril a 30 de Setembro de 2012 os monumentais jardins e edifícios da Quinta da Regaleira – um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra, situada no termo do centro histórico da Vila – servirão de palco a esta história e constituirão o verdadeiro "país das maravilhas" onde a pequena Alice viverá as suas aventuras, numa produção, que pretende envolver toda a família numa inolvidável experiência de teatro de rua.
Este espectáculo tem a duração de 75 minutos, 10 actores e músicos. Contará com uma forte componente musical, marionetas, artes circences e gigantones, o público será convidado a participar entre guardas da rainha e um jogo de criquete gigante.

Aconselhamos a marcação antecipada visto no ano passado o espectáculo O Principezinho ter estado esgotado em várias sessões.


 DATAS
25 de Abril a 30 de Setembro 2012

PREÇO: 5€ / pessoa (escolas)

LOCAL
Marcações:

Quinta da Regaleira, Sintra
Avenida Barbosa du Bocage 5,
2710 Sintra  

DURAÇÃO:
75min aprox., sem intervalo

PÚBLICO-ALVO:  Espectáculo classificado para maiores de 4 anos.
 _____________________________________________________________________________________




                           
 A "ALDEIA DA TERRA" em Arraiolos




A "ALDEIA DA TERRA", é um Jardim de esculturas ao ar livre, cheias de cor, movimento e imaginação, criado pelos artistas Tiago Cabeça e Magda Ventura, a qual retrata cenas da vida quotidiana.
Este enorme “Presépio”, situado no sopé da vila de Arraiolos (Évora), é composto por milhares de pequenas esculturas em terracota. As personagens da ALDEIA DA TERRA, ganham vida em frente a quem os visita e até as crianças podem experimentar no barro criar a sua.
http://www.oficinadaterra.com/


___________________________________________________________________________________


A Rota “No Condado dos Gamas” consiste numa visita guiada e comentada ao património histórico e cultural das terras de Vasco da Gama e seus descendentes.
A visita, que terá a duração de 1 dia, realizar-se-á aos sábados, mediante marcação, durante todo o ano.
Rotas dos GamasTendo como ponto de partida o Museu Municipal de Vidigueira, incluirá os vários monumentos ligados à memória de Vasco da Gama e seus descendentes, bem como outros locais de interesse. Assim, será obrigatória a passagem pela Igreja da Misericórdia, Torre do Relógio, Castelo, Quinta do Carmo (antigo convento de Nossa Senhora das Relíquias), Ermida de S. Rafael, exterior da casa do escritor Fialho de Almeida, villa romana de S. Cucufate e Museu da Casa do Arco.
Não faltará uma pausa para um almoço típico em que a gastronomia local estará presente, bem como, uma visita a uma adega e uma prova de produtos regionais no final do dia após visita ao Museu Municipal.
Os comentários e dados históricos da visita serão prestados por funcionários do Museu Municipal de Vidigueira, com formação na área de História, Arqueologia e Património.

Notas:
  • Mediante pagamento de 25€ por pessoa inclui almoço e prova de produtos regionais
  • Realiza-se ao Sábado
  • Mínimo de 8 participantes (marcações)
  • Marcações com, pelo menos, uma semana de antecedência
  • Tem início pelas 10h e termina pelas 17h-18h

Informações e Marcações:
Museu Municipal – 284437260 / 284437261
Posto de Turismo – 284434492

_______________________________________________________ 
Rota "Pelos Monumentos de Vidigueira"
Embora mais direccionada para o público infantil, no que respeita aos folhetos de apoio, bem como, aos materiais didácticos a apresentar, a Rota “Pelos Monumentos de Vidigueira” consiste num percurso pedestre que tem como objectivo dar a conhecer os vários monumentos que salpicam esta terra alentejana.
Monumentos de VidigueiraAssim, acompanhada e comentada, esta rota tem início no Museu Municipal e, de seguida, terá passagem pela estátua de D. Vasco da Gama, Paços do Concelho, Igreja da Misericórdia, Torre do Relógio, Bica da Cascata, Torre de Menagem e Igreja de S. Francisco.
Este percurso tem a duração de cerca de 1h30m, com paragens constantes permitindo a passagem de informação e o descanso entre monumentos.
Nota:
  • Rota Gratuita;
  • Mediante marcação;
  • Folheto informativo;
  • Montagem de puzzles dos monumentos no final (Museu);
  • Segundo solicitação, poderão ser efectuados ajustes a esta rota;
A Câmara Municipal e o Museu Municipal disponibilizam os seus técnicos no acompanhamento de outras visitas, tais como, às Ruínas Romanas de S. Cucufate ou a outros Monumentos do concelho sempre que solicitados.
__________________________________________________________________________________


Miúdos: Museus para aprender e brincar! 

Quem disse que os museus são coisa séria? É verdade que dentro de quatro portas mostram mundos novos ou muito antigos, contam histórias e guardam muita sabedoria. Mas, são também espaços onde se pode aprender a brincar!

Há muito para descobrir nos museus de norte a sul do país através da brincadeira. Além das exposições habituais, muitos destes espaços dedicam parte do seu tempo e espaço a atividades lúdicas e divertidas para os mais pequenos. Conheça o lado mais divertido dos museus: Vamos descobri-los a brincar!
Museu do Brinquedo
Brinquedos do Espaço é a exposição mais recente que este museu especialista em brincadeira oferece a quem o visite. Apesar de serem "do espaço", são peças antigas, oriundas do pós-guerra, fabricadas em países como o Japão e a Rússia, que retomaram a sua produção nos anos 50. Estes brinquedos tornaram-se cada vez mais realistas e sofisticados. Com as sucessivas conquistas do espaço e o desenvolvimento da aeronáutica espacial, esses brinquedos de luz e som tornaram-se rapidamente efémeros e obsoletos. Nesta exposição, é possível olhar para o espaço como era visto no passado, e também apreciar os brinquedos usados pelos mais velhos quando eram pequeninos! O Museu do Brinquedo está de portas abertas de terça a domingo entre as 10h00 e as 18h00. Os bilhetes custam 2 euros para crianças e 4 para adultos.
Museu da Marioneta
Este é um museu de brinquedos, brinquedos mágicos que fazem teatro: as marionetas. Além de muitos atores de pano e muitas histórias, o Museu da Marioneta organiza domingos criativos. Os próximos são dedicados ao Carnaval e acontecem entre 19 e 21 de fevereiro, com a construção de uma marioneta para esta época. Esta formação custa 6 euros. Para já e até ao fim de janeiro, está patente uma exposição que revela o museu pelo olhar de vários ilustradores. O Museu da Marioneta abre ao público de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada no museu custa 1,5 euros para crianças até aos 5 anos, 3 euros até aos 14 anos e 5 euros o bilhete normal.

Situado no Zoo de Lisboa, o Museu das Crianças proporciona várias atividades especialmente para os mais pequenos. Uma viagem pelo corpo humano, ciência com balões, brincar com a matemática, hora do conto, música d'aqui e d'ali e a minha pátria é Portugal são apenas algumas das muitas atividades aqui desenvolvidas. Um local de aprendizagem que funciona de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 14h00 e aos fins de semana e feriados entre as 10 e as 13h30 e das 14h30 às 18h00.
Museu do Oriente
Repleto de histórias do outro lado do mundo, o Museu do Oriente organiza regularmente atividades para os mais pequenos e suas famílias. A próxima acontece a 29 de janeiro, domingo: O grupo de teatro infantil Animarte apresenta a história de Sara Crewe, a Princesinha. Dirigida a maiores de 6 anos, a iniciativa custa 6 euros para crianças e 8 para adultos. Em seguida, a 5 e a 19 de fevereiro a atividade é Um giro pelo Mundo no Museu do Oriente. O espaço convida as famílias a encarnarem o espírito de Júlio Verne e darem Um giro pelo Mundo em apenas 90 minutos! Para vencer esta aposta basta pontualidade britânica e muito boa disposição. Esta atividade decorre entre as 11h00 e as 12h30 e custa 3,50 euros por participante.
Centro Cultural de Belém
As próximas atividades neste grande centro dedicado à cultura e situado na agradável zona de Belém têm a música como pano de fundo. Será Forte ou Piano o Meu Piano Forte? é a iniciativa a que se pode assistir este fim de semana, sábado e domingo, para maiores de 6 anos, com bilhetes a 5,35 euros. Dois pianistas, várias altas e baixas tecnologias e uma audio-bailarina que nos põe à escuta. Os músicos adicionam sons, animações vídeo, gestos e a fazem mix e remix do tempo-real em tempo surreal. No mesmo dia, questiona-se E o Silêncio? Também é de Mozart? O que é que faz com que as notas, ritmos e harmonias escolhidas por Mozart nos levem a responder que aquela música só pode ser de Mozart? Para crianças dos 6 aos 12 anos e com bilhetes a 5,35 euros, o objetivo é responder a esta pergunta na companhia de três músicos e através de atividades interativas, enérgicas e criativas.
Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso
Há muita história para conhecer neste Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso, mas a mais apetecível, para já, é o Micro Safari - Animais Vivos de todo o  Mundo, exposição que vai estar patente até 31 de março. Além das tradicionais visitas guiadas, este Museu realiza diversas atividades pedagógico-didácticas. Os ateliês A História da Aviação Militar – construção de um avião militar através do Origami, As Nossas Bandeiras ao longo da História, Teoria e Prática de Esgrima, Peddy-paper no Forte do Bom Sucesso (séc. XVIII) ou Estudo acompanhado das exposições e observação das cores são bons exemplos, mas há mais! O ingresso neste museu custa 2 euros para crianças e 3 para adultos.
Museu de Serralves
Em Serralves há sempre espaço para a brincadeira. Este museu tem uma programação vasta e variada para as crianças durante todo o ano. As próximas atividades agendadas são para este domingo, às 11h00, Uma Viagem através do Mundo de Eduardo Batarda. Trata-se de um percurso interativo para descobrir em família a obra de Eduardo Batarda. O acesso é gratuito, mediante levantamento de senha a partir das 10h00, na receção do Museu. No domingo seguinte, 5, é dia de viajar pelo mundo de Thomas Struth. Neste universo, a fotografia é rainha e mostra o mundo em que vivemos, os seus tempos e os seus lugares.
Museu da Ciência
Conhecer a Ciência de uma forma diferente e divertida é o que propõe o Museu da Ciência, situado em Coimbra. Aqui não faltam objetos que contam histórias diferentes e curiosas, que despertam a vontade de saber mais. Descobrir as exposições e as atividades educativas originais e criativas que ajudam a conhecer matérias novas de uma forma clara e divertida é a possibilidade aberta pelo espaço que tem muito para ver e aprender! Aos sábados, o museu abre as portas essecialmente para os mais pequenos com as suas atividades muito especiais. A próxima, Quando a Barriga dá Horas, decorre a 28, às 15h00 e explica porque comemos, o que acontece à comida na sua viagem pelo nosso corpo e como deve ser uma alimentação saudável. A atividade, para maiores de 5 anos, custa 4 euros. Já para visitar o Museu, o bilhete geral custa 4 euros, com desconto para jovens, maiores de 65, grupos e famílias.
Museu Berardo
O Museu Berardo situa-se no CCB e possui uma vasta coleção de obras de arte que vale a pena conhecer! Este Museu organiza semanalmente Um Dia no Museu Berardo, uma atividade para os mais novos que podem combinar com um grupo de amigos e fazer um dia divertido cheio de arte e criatividade. Dirigido a crianças, entre os 6  e os 10 anos, está disponível aos sábados e domingos das 10h00 às 18h00 e custa 25 euros com almoço incluído.
Portugal dos Pequenitos
Este é um espaço especialmente feito à medida dos mais pequenos! Aqui cada visita se transforma naturalmente numa grande brincadeira, mas há mais para descobrir neste espaço da cidade de Coimbra. Uma viagem ao Museu da Marinha é a proposta para este sábado, 28, às 11h00 ou às 14h30. Um marinheiro parte com os mais novos à descoberta da coleção de miniaturas de barcos de pesca, de guerra, de transporte, apetrechos náuticos e no final, convida os mais pequenos visitantes a desenharem o seu barco preferido. Os bilhetes custam 5,50 euros para crianças e 8,95 euros para adultos. No domingo, 29, o tempo é dedicado ao Segredo das Letras: De entre uma miscelânea de letras avulsas, vamos saber reunir aquelas que formam as palavras que codificam a mensagem secreta deste lugar. Das 10h30 às 13h00 ou das 14h00 às 16h30, os bilhetes custam 5,50 euros para crianças e 8,95 euros para adultos.
M|i|mo - Museu da Imagem em Movimento
Este museu situado em Leiria mostra Movimento e Luz - Um conjunto de atividades pedagógicas ligadas à luz e movimento, em que as crianças são convidadas a explorar o espaço de exposições temporárias do mIiImo e viajar no universo dos sons do inverno. Dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e suas famílias, a atividade custa 3 euros e decorre este sábado às 15h00.
Museu da Eletricidade
O Museu da Eletricidade recebe a Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Ilustrarte, que mobiliza consagrados ilustradores e novos criadores do fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada. A par dos trabalhos dos finalistas desta V edição, estarão também patentes uma exposição retrospetiva do ilustrador francês Martin Jarrie e uma mostra de livros do escritor português António Torrado. As mostras mantêm-se até dia 8 de abril.
Museu de Santa Maria de Lamas
Neste museu situado em Santa Maria de Lamas é possível aprender a fazer máscaras venezianas para este Carnaval. De 1 a 22 de fevereiro, descobre como se faz uma máscara veneziana, semelhante às que os nobres da cidade italiana utilizavam para frequentar os bailes organizados pelo povo, para que ninguém os reconhecesse. Das 10h00 às 12h00 ou das 14h00 às 16h30 e preços entre os 2 e os 3 euros. Neste museu também podes preparar uma surpresa par o teu mais que tudo, além de conhecer a lenda de S. Valentim, bem como todas as tradições relacionadas com a época. A oficina acontece entre os dias 6 e 14 de fevereiro, das 10h00 às 12h00 ou das 14h30 às 16h30, com ingressos a 2 ou 3 euros.
Caves Taylor's
Conhecer o Vinho do Porto não é, normalmente, 'coisa de miúdos'. Mas este espaço de descoberta de uma das casas que fabrica o vinho mais famoso do mundo, feito em Portugal, abre as portas para contar histórias aos mais pequenos. Há domingos de contos nas Caves Taylor's. Era uma vez… contos para famílias. Coordenada pela narradora Clara Haddad a iniciativa proporciona às famílias uma manhã diferente no primeiro domingo de cada mês. A primeira sessão de contos é já no dia 5 de fevereiro. A reserva é obrigatória através do e-mail ana.sofia@taylor.pt ou através do tel. 223742800. Os bilhetes para as sessões que têm início às 11h30 custam 3 euros por criança e 4 por adulto.
Casa – Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Nesta casa-museu espera-te um curso de Construção de POP Up: São trabalhos 3D inspirados na coleção deste espaço que acontecem aos sábados, entre as 10h30 e as 13h00, em três módulos independentes: o primeiro é dia 4, dedicado ao poema em papel, o segundo dia 11, para o jarrão de papelão  e o terceiro dia 18 ao vitral vegetal. Para crianças dos 8 aos 12 anos, custa 20 euros por sessão ou 45 euros para as três sessões.
E mais!
Museu Quinta de Santiago, Matosinhos
Além de visitas guiadas este espaço em Matosinhos realiza festas de aniversário, ateliês pedagógicos, cursos e workshops ao longo do ano. Aberto de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, os bilhetes custam um euro.
Museu da Cerâmica
Além de poderes aprender a história desta importante e milenar arte de moldar o barro, o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, propõe um ateliê que é o Jogo da Descoberta no Jardim do Museu da Cerâmica. Tratam-se de animados jogos de descoberta do património cerâmica e azulejos, cujo espólio se encontra integrado no belo Jardim do Museu. Para crianças dos 6 aos 10 anos, de terça a sexta-feira das 10h00 às 12h30 ou das 14h00 às 17h00, a inciativa custa 10 euros por cada grupo de 20 pessoas. Marcação prévia pelo tel. 262 840 280.
Museu dos Biscainhos
O Museu dos Biscainhos preparou uma divertida visita ao seu espólio com acompanhamento de um monitor vestido à época barroca, precedida por um momento mais intimista com a leitura de A Mala do Brasil, um pequeno conto do aniversário da princesa Isabel, que tem como cenário o Palácio dos Biscainhos, simultaneamente referindo alguns dos costumes dos séculos XVII e XVIII e algumas das funções dos espaços que o próprio museu apresenta. No final as crianças são convidadas, com a informação previamente dada na visita, a explorar o traje da época.
Museu Monográfico de Conímbriga
Este museu proporciona uma verdadeira viagem ao passado e também uma atividade de Caça ao Tesouro! Através de um jogo de pistas dá-se a conhecer Conímbriga e a Época Clássica numa perspetiva lúdica e pedagógica. É composto por múltiplos desafios em que o principal objetivo é descobrir o lugar onde se encontra o “Tesouro”. Tem a duração média de 45 minutos e pode ser jogado por várias famílias em simultâneo. Uma atividade que custa 2 euros por família.
Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo organiza múltiplas atividades para escolas e famílias, num espaço onde se descobre a história do azulejo e também se aprende a fazer! Um exemplo são as Oficinas de Pintura de Azulejos e Modelação de Cerâmica. Mais informações no site do Museu do Azulejo.





Sem comentários:

Enviar um comentário